Metadados inadequados causam muito prejuízo nessa indústria. Podem limitar receitas devidas, roubar crédito de compositores esforçados, e causar inúmeros outros problemas facilmente evitáveis. Então, o que você pode fazer para evitar esses problemas? Enviar os metadados mais corretos e significativos que puder. Para te ajudar, criamos um rápido resumo para te guiar…

Como Enviar Metadados Corretos

Lançar novas músicas sem os metadados corretos é como escrever um relatório de livro e não assinar com o seu nome. Sem eles, você não apenas perde royalties e vendas, você perde crédito merecido pelo seu trabalho árduo.CLICK TO TWEET

Metadados incluem informações como o artista, gênero, selo, título da música, nome do álbum, número da faixa e código ISRC. — Existem 3 tipos de metadados que você precisa conhecer:

  • Metadados Descritivos
  • Metadados de Propriedade/Direitos de Performance
  • Metadados de Recomendação

Como uma distribuidora, podemos cuidar do processo de envio. Entretanto, VOCÊ precisa nos fornecer os dados corretos. — Para te ajudar, temos processos em vigor para limitar irregularidades comuns o quanto for possível. Além disso, existem passos a serem tomados para garantir que você esteja fazendo a sua parte para enviar metadados precisos. Eis o que você pode fazer…

Confira As Diretrizes Oficiais de Metadados Online

Cada pequeno erro, seja uma letra maiúscula ou um parêntesis fora do lugar, irá circular por toda a indústria. Por exemplo, se algo tão simples quanto seu nome artístico for escrito errado, você não receberá seus royalties por e-mail. Já viu um nome de música escrito errado ou uma data de lançamento trocada no Spotify? Isso acontece por causa de metadados descritivos inadequados. Esses erros causam muita confusão, não apenas para o artista, mas também para os consumidores. Pior ainda, essa pode ser a diferença entre um artista conseguir pagar seu aluguel no final do mês ou não.

Por sorte, existem diretrizes disponíveis online para ajudar a te guiar através disso da forma mais correta e precisa possível. // A Music Business Association publicou uma série de diretrizes gerais que podem ser encontradas aqui (em inglês).

Confira Duas ou Três Vezes Seus Metadados Antes de Enviá-los

Todo mundo já foi pessoalmente vitimado pelo corretor automático do computador ou do celular pelo menos uma vez. Não deixe que o corretor acabe com as suas chances de receber o pagamento devido pelo seu trabalho. Até mesmo o menor erro de digitação pode ter um grande impacto.

Uma vez que a música for lançada para o mundo, fazer mudanças será muito difícil. Antes de enviar qualquer coisa, peça para uma segunda, ou até terceira pessoa dar uma olhada. Seja sua editora ou advogado de entretenimento, tenha certeza de que está tudo correto e pronto.

Para garantir que você não perca nada, você também precisa ter essas informações em mãos: 

  • Artistas Participantes
  • Editora
  • Colaboradores (qualquer outra pessoa que tenha trabalhado e deva ser creditado no ISRC)
  • Conteúdo Explícito
  • Idioma das letras / Distribuidor de letras
  • Proprietário da composição / Ano de composição
  • Proprietário de registro / Ano de registro
  • Idioma de distribuição

Apure suas habilidades…

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Revise sua Planilhas de Divisão de Royalties e Acordos

Uma vez estabelecido um prazo, a pressão começa. Músicos tendem a esquecer as questões jurídicas quando a criatividade está fluindo e a mágica está sendo feita. Entretanto, eu te garanto que se alguém acidentalmente ficar de fora dos créditos, a mágica irá desaparecer tão rápido quanto veio. Dito isso, garanta que suas planilhas de divisão de royalties foram definidas e revisadas antes que qualquer criação saia do estúdio.

  • Uma planilha de divisão de royalties é um acordo que identifica quem escreveu qual porcentagem da música, como o(s) produtor(es) e compositor(es). Cada criador deve concordar com a definição das porcentagens. Alguns artistas irão fazer a divisão igualmente com base em quem estiver no local escrevendo e produzindo a música, outros irão basear as porcentagens na contribuição específica de cada um às letras, refrão, melodia e beats.

Esses acordos causam uma dor de cabeça para resolver se forem deixados para depois. Para te poupar do problema, faça tudo isso com antecedência. Dessa forma, não haverá conflitos quando a música estiver finalizada e todos os detalhes podem ser registrados e conferidos.

Para simplificar esse processo para você, clique aqui para baixar uma planilha de divisão de royalties gratuitamente.

Concluindo…

Conhecimento é poder, e metadados incorretos são uma grande adversidade nessa indústria. Agora que seu cérebro possui toda essa informação, é sua vez de compartilhá-la. Com uma quantidade aparentemente ilimitada de músicas sendo enviadas todos os dias, metadados são o recurso mais importante que deve ser dominado nessa era digital. Contanto que você vá com calma, confira seu trabalho mais de uma vez, e seja o mais cuidadoso possível, você está no caminho certo.

Você consegue!

 

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