Muitos músicos se beneficiam dos royalties do YouTube. No entanto, às vezes pode ser difícil se guiar por conta própria. Você sabe de onde vêm seus royalties? Estamos aqui para te explicar, para que você saiba exatamente o que funciona e o que não funciona. Aqui estão 5 coisas que você precisa saber sobre como ganhar royalties no YouTube…
5 coisas que você precisa saber sobre os royalties do YouTube
Todos os vídeos que usam suas músicas fazem com que você receba royalties.
Independentemente de você ter enviado o vídeo ou não, sua editora pode reivindicar qualquer vídeo em qualquer canal que contenha sua música. Isso se aplica mesmo se for uma apresentação ao vivo, um cover ou uma gravação oficial.
Quando sua editora o reivindicar, ela poderá monetizá-lo (se for elegível) e você poderá começar a receber royalties dele.
Masters vs Composição
Há duas maneiras pelas quais suas músicas ganham royalties:
- Das gravações master (o arquivo de áudio em si)
- Da composição (a música e letra subjacentes)
A maioria dos selos e distribuidoras só coletam royalties das gravações master que controlam. No entanto, como compositor, você também pode obter royalties da composição. Para isso, você precisará de alguém para monetizar sua composição e coletar esses royalties em seu nome.
Como cliente Symphonic, você tem acesso ao nosso serviço de YouTube Composition.
Com ele, podemos coletar royalties mecânicos e de reprodução do YouTube por você. Este serviço nos permite registar a composição diretamente no Youtube, recolher o dinheiro que lhe é devido e depositá-lo pela sua conta Symphonic através do relatório mensal de royalties e processo de pagamento. // Para se candidatar ao YouTube Composition com a Symphonic, clique aqui.
Você precisa de anúncios em seus vídeos para gerar royalties.
Os royalties do YouTube vêm de uma parcela de arrecadação dos anúncios. Os anúncios só podem ser veiculados em vídeos se um proprietário de direitos autorais (o selo, editor etc.) reivindicar um vídeo e instruir o YouTube a monetizá-lo.
Um detalhe, no entanto, é que todos os vídeos que são visualizados através dos serviços pagos da plataforma, como YouTube Premium e YouTube Music Premium, recebem royalties.
Não há taxa de royalties definida para todos.
Descobrir com antecedência exatamente quanto um vídeo vai ganhar de royalties é particularmente difícil. Depende de muitos fatores. O tipo de anúncio no vídeo, o território em que a visualização ocorreu, a época do ano, se foi visualizado em uma plataforma paga ou não, entre outros, são fatores que terão influência.
- Geralmente, quanto mais popular for o vídeo, maior será a taxa de anúncio paga pelo anunciante.
Não é qualquer vídeo no YouTube que pode ser monetizado.
Antes, o único requisito para monetização de vídeo era ter 10.000 visualizações públicas. Em 2018, essas regras foram intensificadas. Agora, para que um vídeo do YouTube seja qualificado para monetização, ele deve ter AMBOS:
- pelo menos 1.000 inscritos
- 4.000 horas de tempo de exibição nos últimos 12 meses
No entanto, se você tiver a Symphonic como seu parceiro para Content ID, seu áudio distribuído poderá ser monetizado imediatamente, sem precisar de um limite de inscritos ou tempo de exibição. Isso não se aplica apenas aos usos de seu áudio em seu canal, mas também a todos os usos no YouTube que você queira monetizar por meio do Content ID.
Concluindo…
Com o alvoroço em relação a outras plataformas como Spotify e SoundCloud, o YouTube é muitas vezes menosprezado como sendo apenas um serviço de streaming de vídeo. Entretanto, o YouTube é um dos maiores serviços de streaming de música do mundo. — Você está se aproveitando dele ao máximo?
A quantidade insana de streams de música que vêm apenas do YouTube torna absolutamente essencial que todos os artistas/músicos tenham uma forte presença na plataforma e o façam corretamente. Felizmente, cuidamos disso para você. // Clique aqui para baixar o “Guia Completo do YouTube para a Indústria da Música” (em inglês) GRATUITAMENTE.