Então você já sabe que há royalties associados ao licenciamento, mas de que tipo? Quais são coletados pela Administração de Licenciamento da Symphonic? Como saber se você está ganhando esses royalties como um artista independente que escreve suas próprias músicas? Neste post, vamos explicar tudo isso e muito mais. Estes são os 3 tipos de royalties importantes envolvidos no licenciamento de músicas…

 

3 Tipos de Royalties Envolvidos no Licenciamento de Músicas

<TWEET>

Se você distribui sua música para lojas e plataformas de streaming em todo o mundo usando uma distribuidora de música digital (como a Symphonic) e vê vendas e streams como resultado, então você definitivamente está ganhando royalties mecânicos.

</TWEET>

Antes de nos aprofundarmos…

Os dois tipos mais comuns de royalties de licenciamento de música são royalties de reprodução e royalties mecânicos.

Quando você se inscreve na Administração de Licenciamento da Symphonic, esses são os dois principais tipos de royalties que recolheremos para você. Mesmo que a gente lide com a parte burocrática chata por você, não faz mal entender como ela funciona. Como dizem, conhecimento é poder. 😉

  1. Royalties de Reprodução

QUEM os coleta?

As Associações de Direitos de Reprodução. Cada grande território mundial tem uma.

O QUE são?

Royalties de reprodução são obtidos sempre que uma música é transmitida ou reproduzida publicamente.

COMO sei se estou ganhando royalties de reprodução?

Você com certeza está ganhando royalties de reprodução se sua música for:

  • Reproduzida em rádio da internet (como o Pandora)
  • Reproduzida em “rádio terrestre” (ou seja, 93.3 FM, 100.7 FM, etc.)
  • Reproduzida em serviços de streaming on-line, como o Spotify
  • Apresentada em locais ao vivo ou em clubes (seja por você como artista em sua turnê, por um DJ conhecido em um clube na Suécia ou por uma banda cover em um pub de Nashville)
  • Reproduzida em empresas e varejistas de todos os tipos (hotéis, restaurantes, lojas de varejo, grandes escritórios, etc.) como música ambiente
  • Transmitida na TV (seja em um episódio de um programa de TV, apenas um trecho em um canal esportivo, ou em um anúncio para outra marca)

Lembre-se…Os royalties de reprodução são um tipo especial de royalties. Só por estar distribuindo sua música através de uma distribuidora digital como a Symphonic, não significa necessariamente que você esteja ganhando royalties de reprodução.

  1. Royalties Mecânicos

QUEM os coleta?

Os royalties mecânicos são coletados por sociedades de cobrança mecânica. Cada grande território mundial tem um desses, também.

O QUE são?

Os royalties mecânicos são ganhos por unidade quando uma música é vendida em um meio físico “mecanicamente reproduzido”, como vinil e CDs físicos. Atualmente isso inclui downloads digitais e streaming pela Internet.

“Mecânico” pode parecer uma palavra confusa na era digital, mas a palavra “mecânica” vem do fato de que, nos primórdios da indústria musical, as composições eram fabricadas fisicamente ou mecanicamente e reproduzidas em produtos físicos para consumo público.

COMO sei se estou ganhando royalties mecânicos?

Você ganha royalties mecânicos quando sua música é:

  • Fabricada e vendida em CD físico/vinil
  • Reproduzida em toques de celular e vendida como um toque de celular
  • Transmitida através de serviços de streaming interativos (no Spotify, Rdio, Beats, etc.)
  • Vendida em varejistas digitais para downloads digitais (no iTunes, Beatport, Amazon, etc.) fora dos EUA.

Nota: Nos EUA, a participação dos royalties mecânicos vai direto do iTunes para o distribuidor e para o selo. Mas em países fora dos EUA, seus royalties mecânicos são retirados do iTunes e levados para outro lugar.

Se você distribui sua música para lojas e plataformas de streaming em todo o mundo através de um distribuidor de música digital como a Symphonic Distribution e vê resultados nas vendas e streams, você com certeza está ganhando royalties mecânicos.

  1. Royalties de Impressão

Os royalties de impressão são obtidos sempre que uma composição é transcrita em folhas de papel, impressa em livros de músicas e publicada para a população em geral comprar e tocar suas músicas em casa em seus próprios instrumentos por diversão. Esses royalties são aplicáveis a um(a) compositor(a) somente se ele/ela tem um Top 40 Radio Hit.

Resumindo…

A Administração de Licenciamento da Symphonic foi projetada para ajudar artistas como você a coletar os royalties que lhe são devidos por direito. Como dissemos antes, os principais que coletamos para você são seus royalties mecânicos e de reprodução. Fazemos isso registrando cada uma de suas músicas em cada performance individual E organização de direitos mecânicos em mais de 60 territórios.

Portanto, não importa como sua música foi, é ou será usada – downloads, streams, plays em rádios na internet, apresentações de DJs, qualquer coisa – nossa administração de licenciamento pode coletar a quantidade máxima de royalties mecânicos e de desempenho que você merece. Estamos aqui para ajudar.

  • Clique aqui para saber mais e se cadastrar. 

Se você está compondo suas próprias faixas, há dinheiro parado por aí em sociedades de cobrança de royalties apenas esperando para ser coletado. Queremos ter certeza de que você tem todas as informações e recursos necessários para fazê-lo da forma mais eficaz possível.

  • Para ajudá-lo, baixe a Parte 1 & Parte 2 do Guia de Licenciamento para a Indústria da Música (em inglês) aqui. 👏
Music Distro