Como músico independente, você trabalha tanto com publicidade quanto com o marketing da sua carreira. Ao invés de precisar melhorar a aparência de um hambúrguer na televisão com efeitos especiais, você tem a tarefa de criar uma presença online significativa e autêntica. O legal de utilizar conteúdo criado por usuários é que ele não vem de você. São interações verdadeiras dos seus fãs, autenticamente criadas por eles mesmos e por mérito deles. O que pode ser melhor do que isso? Você pode utilizar esse conteúdo na sua estratégia. Aqui temos algumas ideias de como fazer isso acontecer.

Ideias Para Utilizar Conteúdo Gerado Por Usuários Como Músico

Curiosidade: Você sabia que usuários que criam e compartilham conteúdo gerado por usuários nos canais de redes sociais possuem 28% mais engajamento se comparados a posts padronizados de empresas?👀 CLICK TO TWEET

Certifique-se de Que Seu Conteúdo É Monetizado

Para dizer o mínimo, você trabalha pesado nas suas músicas. Você passa incontáveis horas aperfeiçoando seu ofício e criando conteúdo incrível que merece ser reconhecido. Você merece receber por cada repetição do seu trabalho, onde quer que ele vá parar.

Seu trabalho sendo postado no YouTube, Facebook, Instagram, TikTok ou no lugar que seja, garanta que esse conteúdo seja monetizado e que você está sendo pago.

Esse post, “Como Monetizar Conteúdo Gerado Por Usuários” diz tudo que você precisa saber.

Não se Esqueça de Sempre Pedir Permissão e Dar os Créditos

Não importa onde você compartilha o conteúdo de outras pessoas, sempre peça permissão para fazê-lo e dê o crédito necessário. Não presuma que todos aceitam ser compartilhados sem perguntar, nunca se sabe se isso poderá causar problemas mais pra frente.

Reposte Fotos de Fãs dos Seus Shows

Sempre que você fizer um show, haverá várias pessoas gravando o momento com seus celulares. Essas pessoas também irão postar esses momentos online para guardar a experiência. Quando estiver no palco, lembre todo mundo de te marcar nos posts! Você até pode falar que irá repostar alguns para encorajá-los.

Esse conteúdo é perfeito para aumentar o engajamento nas suas redes sociais enquanto também dá reconhecimento aos fãs dedicados que participaram do processo.

Encoraje Seus Fãs a Usarem Suas Músicas no TikTok

O TikTok é a fonte suprema de conteúdo gerado por usuários. Se a sua música está no TikTok, você pode dizer para seus fãs a utilizarem para criar seu próprio conteúdo. Seja reagindo ou utilizando como música de fundo, é incrível aparecer dessa forma. (Principalmente com o histórico do TikTok de colocar artistas pequenos em evidência da noite para o dia.)

Além disso, você pode utilizar o TikTok pegando esses vídeos e os compilando em um grande vídeo promocional para usar em outras redes sociais. Essa exposição estendida é outra boa forma de encorajar as pessoas a participarem.

Crie Uma Hashtag Para Produtos Promocionais

Acaba de lançar novos produtos promocionais? Crie uma hashtag para a linha e encoraje seus fãs a postarem fotos deles usando os itens com a tag.

Crie Uma Competição

A melhor coisa do conteúdo gerado por usuários é o quão natural e pé no chão ele é. É uma ótima forma de representar você mesmo como artista e seu comprometimento com o seu público da forma mais autêntica possível. Ao fazer uma competição, você encoraja seu público a participar te marcando, comentando ou repostando o que você quiser. Além disso, você pode recompensar o fã que gerar mais conteúdo com um prêmio extra.

Você pode matar dois coelhos com uma cajadada só distribuindo produtos promocionais como prêmio. Então, eles podem postar eles mesmos com os produtos incríveis que ganharam.

Concluindo…

Esperamos que essas ideias te ajudem a utilizar alguns conteúdos gerados por usuários! Não tem nada melhor que ver seus fãs engajados com você e com o seu trabalho, principalmente de um modo positivo. Utilizando esse conteúdo na sua própria página, você pode mostrar sua gratidão a todo o apoio que seus fãs te dão, enquanto atrai mais fãs pelo caminho.

Boa sorte!

Youtube Monet