Profissionais e artistas da indústria utilizam ferramentas de análise de música para ajudá-los a entender melhor seu lugar na indústria. Saber onde você está e onde você tem espaço para crescer é a chave para se destacar neste setor. Para ajudá-lo a realmente entender suas estatísticas, estas são algumas das melhores ferramentas disponíveis para levá-lo na direção certa.

Melhores Ferramentas de Análise de Streaming para Artistas

Symphonic SMS

Como cliente Symphonic, você obtém acesso a algumas ferramentas de análise muito úteis diretamente em nosso SymphonicMS, que monitora informações importantes do Spotify, Apple Music, Amazon Music, Deezer e Pandora. No menu Analytics, você pode acessar páginas que fornecem dados como:

  • Dados de streaming atualizados do Spotify e Apple Music, com análises detalhadas por artista, faixa, lançamento, território e parceiros.
  • Contagens diárias de download do iTunes e Beatport e tendências gerais de download.
  • Estatísticas importantes do Beatport, como contagens de inscritos e músicas nos charts.

Navegue até esse recurso clicando em Analytics Streams a partir do menu.

A página de destino fornece uma visão geral do desempenho de todo o seu catálogo, dividida em várias dimensões, como Parceiro, Artista e Território. — Você também pode ver os detalhes dos streams de um artista individual clicando neles na página de destino. Na página do artista, você verá detalhes de seus streams a partir de várias dimensões fundamentais, incluindo parceiros, faixa, posicionamento em playlists e muito mais!

Todas essas páginas podem ser facilmente aproveitadas para ajudar a responder a perguntas importantes, como o desempenho dos novos lançamentos, onde seu público está localizado e em quais plataformas sua música está tendo o melhor desempenho.

SoundCharts

O SoundCharts oferece dados de mídia social de seis plataformas diferentes, dados de playlists de três plataformas de streaming diferentes e gráficos de sete plataformas sociais e de streaming diferentes para fornecer dados práticos de streaming de música, tudo em um só lugar. De onde vêm esses dados? Spotify, Apple, Shazam, YouTube, Deezer, Radio, SoundCloud, TikTok, Instagram, Facebook, Twitter e Songkick, para citar algumas.

Spotify for Artists

A melhor parte do Spotify for Artists é a contagem total de streams, ouvintes e seguidores do artista. Essa plataforma de análise fornece um detalhamento descomplicado das categorias de playlist (algorítmica, editorial e gerada por ouvinte) e contagens totais de ouvintes e streams de faixas de um artista nessas playlists.

Informações detalhadas como essas sobre índices de streaming são fundamentais para artistas e suas equipes nesta indústria cada vez mais orientada por dados, onde o Spotify reina supremo.

Chartmetric

Se você não conhece o Chartmetric, você PRECISA conhecer. A plataforma é talvez a mais clássica de todas as ferramentas de analíticos de música no ambiente digital. Com ele, você obtém análises e dados do Spotify, Apple, Shazam, YouTube, Amazon, Deezer, Radio, SoundCloud, TikTok, Wikipedia, Instagram, Facebook, Twitter, Beatport e muito mais em um só lugar. Dependendo se você utilizar o plano gratuito ou o Premium com acesso total, poderá encontrar o que precisar, dependendo do que for mais importante para você. Com o Chartmetric, você também pode fazer mais coisas, como:

  • Acompanhar anúncios de playlist atuais e históricos no Spotify, Apple Music, Deezer, Amazon Music e YouTube.
  • Entender quem é seu público e onde ele está no mundo com os dados demográficos do público.
  • Global Digital Artist Ranking com Cross-Platform Performance (CPP), seu ranking próprio de artista digital global, que permite medir o desempenho do artista em 16 plataformas de streaming e mídia social e índices.

ForTunes

ForTunes é um aplicativo para celular fácil de usar para análise de dados de música sem complicações, extraindo dados do Spotify, YouTube, SoundCloud, Instagram, Facebook e Twitter. Assim como as outras plataformas que mencionamos neste post, ele fornece resultados básicos de rastreamento em streamings e mídias sociais, mas ter tudo ao seu alcance com o aplicativo muda a vida de artistas e equipes ocupadas.

Apple Music for Artists

Com o Apple Music for Artists, os artistas podem acompanhar o volume de suas reproduções em streaming no Apple Music e as vendas de álbuns/músicas no iTunes, tudo dentro de um conjunto de dados que é atualizado todos os dias.

Além disso, os artistas podem:

  • Obter informações sobre o desempenho de músicas/álbuns específicos.
  • Ver como seus fãs estão crescendo nos mercados internacionais em mais de 100 países.
  • Descobrir em quais lugares eles são mais populares.
  • Planejar shows futuros.
  • Criar setlists específicas para os fãs de cada lugar.

Viberate

O Viberate oferece análises de streaming, monitoramento de airplay e mídia social, gráficos profissionais e comparação de artistas, tendências do setor e dados demográficos do público, descoberta inteligente de talentos e muito mais. Melhor ainda, esta plataforma tem tutoriais, webinars, guias, posts de blog e mais para guiá-lo pela plataforma e aproveitar o máximo dos seus esforços.

YouTube for Artists

O YouTube for Artists oferece um painel fácil de usar no YouTube Studio com análises em tempo real para ajudar você a monitorar seu público, alcance global e desempenho em todo o ecossistema do YouTube.

A aba Visão Geral mostra um resumo do desempenho de seu canal e vídeos. O cartão de índices principais mostra suas visualizações, tempo de exibição, inscritos e receita estimada (se você estiver no Programa de Parcerias do YouTube). Nesta aba, você também verá relatórios de:

  • Desempenho típico // Uma comparação do seu vídeo mais recente com o desempenho típico do seu canal.
  • Principais vídeos // Seus vídeos recentes classificados por visualizações.
  • Tempo real // Seu desempenho nas últimas 48 horas ou 60 minutos.
  • Últimos vídeos // Desempenho de seus 10 vídeos mais recentes.
  • Stories // Desempenho nos últimos 7 dias de seus stories mais recentes.

Aprofundando ainda mais, o YouTube for Artists fornece detalhes específicos sobre o alcance, o envolvimento, o público, a receita e mais do seu conteúdo. — Saiba mais sobre esses recursos e como usá-los aqui.

Concluindo…

Quando se trata de desenvolver seu público, é importante entender quais aspectos de sua estratégia estão funcionando para você e quais partes estão falhando. Ter acesso a dados que mostram de onde vêm seus streams, quais plataformas de streaming estão tendo o melhor desempenho e até quais aplicativos de mídia social estão gerando mais engajamento são coisas que devem ser observadas atentamente.

Com serviços como esses, não é mais um jogo de adivinhação. Você tem dados concretos para embasar todos os seus movimentos. Use-os com sabedoria!

Video distro