As forças ocultas que fazem com que você compre ou pague por certos produtos e serviços se chamam informações de marketing. Como artista, essas são as informações principais que você quer compartilhar com DSP’s como o Spotify, Apple Music, TIDAL, YouTube, Soundcloud, Pandora, etc. para te ajudar a se destacar. Neste post, vamos explicar tudo que você precisa saber e mais.
O Que São Informações de Marketing e Por que Preciso Delas?
Em resumo…
Para artistas, informações de marketing irão ajudar você e seu lançamento a se destacarem sobre outros milhares que nossos parceiros recebem diariamente. Com esses detalhes exclusivos, nosso time pode ajudar sua música a chamar a atenção dos formadores de opinião da indústria. Quanto mais detalhes você fornecer, mais chances você terá de chamar a atenção de pessoas que podem te colocar em playlists, features e mais.
Para te ajudar, alguns exemplos incluem:
- Vídeos de música
- Seguidores e engajamento em mídias sociais
- Playlists de terceiros no Spotify
- Posicionamentos e inclusões anteriores em playlists do DSP
- Publicidade que será realizada para o lançamento
- Estréias em meios de comunicação e respostas da imprensa em geral
- Campanhas na rádio ou plays por relacionamentos diretos com DJs e outro tipo de apoio de DJs
- Datas de tours e outros POI – “dividiu o palco com”, aparições notáveis em festivais, etc.
- Posição em charts, como iTunes, Billboard, etc.
- Parcerias com marcas e mídia
- Outras campanhas de marketing – posters, material impresso, etc.
- Informações de campanha de pré-save e pré-venda (iTunes, Spotify, Bandcamp, etc.)
- Sincronização e outras informações de licenciamento
- Outros acontecimentos pontos de interesse do artista – agenciamento, aparições na TV/filmes, etc.
O que você precisa fazer?
Fornecer informações de marketing é obrigatório para ser considerado para editoriais. Como cliente Symphonic, você precisa preencher nosso formulário de Envio de Informações de Marketing. – O formulário atualmente é disponibilizado em Inglês, Espanhol e Português.
Se essa é a primeira vez que você envia Informações de Marketing de uma música, selecione “novo” e uma lista de perguntas será aberta para que você responda.
Toda resposta fornecida nos ajuda a criar uma história envolvente, mas as perguntas mais importantes para se detalhar são “QUAL A HISTÓRIA DESSE LANÇAMENTO?” e “INFORMAÇÕES DE MARKETING (OBRIGATÓRIO).”
- Preencha cada área com todas as informações possíveis: Imprensa Confirmada, Próximos Shows, Recurso Visual, Publicidade, Rádio, Produtos Físicos, etc.
- Para ser considerado para o pitching de uma playlist, esse formulário deve ser completado e enviado ao menos 4 semanas antes do prazo de lançamento.
Compartilhe tudo com a gente!
Pronto para começar? // Você também pode acessar o formulário de inscrição bem aqui.