Você já deve estar ciente da importância dos metadados na indústria da música. São eles que ajudam a classificar e identificar sua música entre milhões de outras, mas metadados incorretos podem ser a razão pela qual sua música não está alcançando tantos fãs quanto poderia. Como? Vamos entender melhor...


Descoberta

Pense nos metadados como uma espécie de SEO (otimização para motores de busca) para sua música. As informações que você fornece ajudam as DSPs (plataformas de streaming) como Spotify, Apple Music, etc., a entenderem melhor sua música em um nível mais profundo e específico, o que, por sua vez, as ajuda a recomendar sua música para fãs que gostam de gêneros semelhantes. Além disso, imagine que alguém está tentando lembrar o nome da sua música, mas só consegue recordar algumas letras e talvez o seu nome de artista. Se você forneceu metadados detalhados para descrever sua faixa, a busca será fácil.

Caso contrário, essa pessoa pode nunca encontrar sua música… ou usar aquele momento para ouvir o resto do seu repertório. Tudo porque não conseguiu encontrar aquela música específica. Por isso, fornecer detalhes precisos como gênero, letras, tags de humor/tema e outros, desempenha um papel enorme em quão fácil ou difícil é para qualquer pessoa, não apenas os fãs existentes, encontrarem você online. Esses detalhes, entre muitos outros, garantem que sua música seja o mais descoberta possível, tanto pelas massas independentes quanto pelas grandes DSPs.

Dica PRO: Ao fornecer títulos, letras, etc., evite grafias desnecessárias ou embelezamentos, a menos que sejam absolutamente necessários (por exemplo, escrever “Dinheiro” como “D1nh3ir0”).

Melhores Recomendações

Falando em grandes DSPs, você já se perguntou como plataformas como o Spotify recomendam músicas semelhantes aos seus ouvintes? Tudo se resume aos metadados. Se os metadados da sua música descrevem seu som com palavras-chave semelhantes, o Spotify tem mais chances de recomendá-la para aquele ouvinte.

Dito isso, se sua música se enquadra em mais de um gênero, liste todos! Quanto mais informações detalhadas você puder fornecer, melhor. (Desde que sejam precisas, claro.)

Mais Oportunidades

Quando se trata de oportunidades de sincronização, supervisores musicais que selecionam faixas para filmes, programas de TV, comerciais e videogames dependem dos metadados para encontrar músicas adequadas com facilidade. Metadados detalhados facilitam para eles a correspondência da sua música com projetos específicos, aumentando suas chances de fechar acordos lucrativos de sincronização. E essas não são as únicas pessoas que dependem dos metadados para encontrar músicas. Estações de rádio, online e via satélite, usam metadados para selecionar as faixas certas para transmissão. Spotify e Apple Music dependem fortemente dos metadados para recomendar corretamente músicas em suas playlists e rádios, o que pode colocar sua música diante das pessoas que mais se identificam com ela.

Além desses, managers, agentes, produtores e outros profissionais da indústria também usam metadados para encontrar artistas com quem se conectar para oportunidades futuras. Não fornecer metadados suficientes limita a capacidade de todas essas pessoas encontrarem você e sua música, o que é a última coisa que você deseja. Se você quer se tornar mais fácil de ser encontrado, o poder para fazer isso está em suas mãos com metadados adequados.

Recebendo Pagamentos

Cada pequeno erro, seja uma letra maiúscula ou um parêntese fora do lugar, se propagará por toda a indústria. Por exemplo, se algo tão simples como seu nome de artista estiver escrito errado, você não receberá seus royalties devidamente. Já viu um nome de música escrito errado ou uma data de lançamento trocada no Spotify? Isso é devido a metadados descritivos incorretos. Esses erros causam muita confusão não apenas para o artista, mas também para os consumidores. Pior ainda: pode ser a diferença entre um artista conseguir pagar o aluguel naquele mês ou não.

Pense nisso… quando as coisas não batem, os algoritmos não conseguem corresponder gêneros e fornecer recomendações significativas. Aquele artista que fez os vocais sutis no fundo da sua faixa pode não ser reconhecido e perder o crédito. Se nomes de artistas estiverem escritos de forma incorreta em vários bancos de dados, torna-se quase impossível para os fãs encontrá-los nas plataformas e para eles serem pagos pelo seu trabalho. E esses são apenas alguns exemplos que você pode evitar certificando-se de que seus metadados estejam em ordem.

Ampliando Seu Alcance

Fornecer detalhes como letras, créditos das músicas e informações de background, aumenta o engajamento dos fãs ao oferecer aos ouvintes mais contexto e uma compreensão mais profunda da sua música. Quanto mais sobre você e sua música você puder dar aos potenciais fãs, mais provável é que eles se conectem e compartilhem sua música com outros. Isso também se estende globalmente. Incluir as tags de idioma corretas e traduções torna sua música acessível a um público mundial, aumentando as chances de alcançar fãs em diferentes regiões e culturas.

E agora?

Os benefícios de metadados incríveis são ótimos por muitas razões, mas como você pode ter certeza de que as informações que está fornecendo são as melhores possíveis? Quero dizer, ninguém comete erros de propósito… No entanto, temos algumas dicas para ajudá-lo a fazer o melhor possível.

  • Prepare todas as informações de que você precisa com antecedência.
  • Mantenha um registro consistente de divisões de co-escrita, divisões de composição, etc.
  • Revise folhas de divisão/acordos formais antes de começar.
  • Verifique seu trabalho duas ou três vezes antes de enviar.

Dica PRO: A melhor coisa que você pode fazer é criar uma planilha mestre que você pode adicionar ao longo do ano com todas as informações de que pode precisar quando chegar a hora de finalmente enviar seus metadados. Dessa forma, quando chegar a hora, tudo já estará em ordem.

Para concluir…

Todo mundo já foi vítima do corretor automático do computador ou do telefone pelo menos uma vez, mas não deixe que o corretor automático arruine suas chances de ser devidamente pago ou reconhecido pelo seu trabalho. Mesmo o menor erro de digitação pode ter um grande impacto. Uma vez que a música já está no mundo, fazer alterações será muito difícil. Antes de enviar qualquer coisa, peça um segundo ou até terceiro par de olhos para revisar. Seja seu editor, advogado ou aquele colega super inteligente, apenas certifique-se de que tudo esteja preciso e pronto quando chegar a hora.

Como distribuidora, cuidamos do processo de submissão para você. No entanto, VOCÊ precisa nos fornecer as informações corretamente. Embora tenhamos processos em vigor para limitar as imprecisões comuns o máximo possível, ajude-nos a ajudá-lo estando o mais preparado possível.

💪