No ambiente musical atual existem inúmeras oportunidades para ganhar dinheiro com sua carreira além da música por si só. Nesse artigo iremos te explicar alguns desse caminhos que podem te ajudar a rentabilizar sua imagem, música e conhecimento.
A Nova Era do DIY
O mercado da música tem inúmeros exemplos de artistas que assinaram acordos de adiantamento ruins ou se envolveram com gerentes empresariais de caráter duvidoso. Isso acontece porque, historicamente, os artistas sempre tiveram poucos recursos financeiros à disposição. Agora, mais do que nunca, artistas de todos os níveis têm acesso a toda a informação e ferramentas necessárias, sem depender de adiantamentos de grandes gravadoras. A era da distribuição DIY está no auge, e é ótimo ver tantos artistas aproveitando esse novo sucesso independente.
mmCrowdfunding
Serviços de financiamento coletivo, como Kickstarter, Patreon, PledgeMusic e outros, surgiram para transformar esse cenário, permitindo que os artistas peçam aos fãs para ajudar a financiar seus projetos. Embora seja uma tática válida, a desvantagem do crowdfunding é que você está acessando seus lucros futuros, deixando menos benefícios para aproveitar quando seu novo álbum for lançado ou sua turnê começar.
Investidores
Mais recentemente, estamos vendo mais investidores de fora da indústria da música entrarem no mercado. Alguns são investidores institucionais, como o grupo de private equity Blackstone, que adquiriu a SESAC. Outros são investidores privados que seguem a mesma estratégia, mas fazem isso por meio de acordos individuais com artistas específicos.
Algumas empresas surgiram para conectar artistas com investidores privados para esse fim. Nossos amigos da Royalty Exchange são um grande exemplo. Com eles, colocamos artistas com um histórico de ganhos de royalties “na sala” com milhares de investidores privados interessados em comprar uma parte do seu fluxo de royalties ou fornecer empréstimos garantidos por pagamentos de royalties.
Esses investidores têm motivações diferentes das gravadoras e editoras, e, portanto, oferecem mais flexibilidade nos termos. Ao contrário das editoras, que estão interessadas em 100% do seu interesse de royalties, os investidores privados ficam contentes em comprar apenas uma porcentagem de seus royalties.
O que isso significa? — Isso lhe dá uma quantia em dinheiro de pagamentos de royalties adiantada (digamos, de 3 a 6 anos), enquanto você mantém todo o controle dos direitos autorais e continua recebendo pagamentos mensais pela parte dos royalties que você manteve.
Isso também permite que você aproveite seu trabalho mais antigo para financiar novos projetos. Vender uma parte dos royalties de um projeto antigo, que já passou de seu pico de receita, permite financiar um novo produto com maior potencial de receita imediata, protegendo seus ganhos futuros.
Subsídios
Muitas organizações, fundações e agências governamentais oferecem subsídios para apoiar artistas e músicos. Você pode pesquisar e se candidatar a subsídios que estejam alinhados com seu gênero musical e objetivos.
Acordos de Patrocínio e Endosso
Você pode se associar a marcas ou empresas que compartilhem seus valores ou público-alvo e negociar patrocínios ou acordos de endosso. Isso pode incluir ser pago para apresentar produtos de uma marca em seus videoclipes ou shows ao vivo.
Licenciamento de Sua Música
Você pode ganhar dinheiro licenciando sua música para uso em comerciais, filmes, programas de TV e outros meios. Existem várias agências de licenciamento musical que podem ajudá-lo a encontrar oportunidades para licenciar sua música.
Vendas de Mercadorias
Vender merch como camisetas, bonés e outros itens pode fornecer uma fonte de renda constante para sua carreira musical. Você também pode vender downloads digitais de sua música ou oferecer cópias físicas de seus álbuns à venda.
Performances e Turnês
Fazer shows ao vivo e sair em turnê pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro como músico. Você pode vender ingressos para seus shows, mercadorias e até oferecer experiências VIP para seus fãs.
Ensinar
Um dos trabalhos paralelos mais gratificantes pessoalmente para músicos é ensinar outras pessoas. Você pode continuar trabalhando em sua arte enquanto compartilha suas habilidades com a próxima geração de artistas que também querem ter sucesso. Se isso soa como algo em que você seria bom, uma ótima plataforma para isso é a Sidetrain. Com ela, tudo o que você precisa fazer é se inscrever, criar um perfil, preenchê-lo e se tornar um mentor. A melhor parte é que você escolhe as horas em que quer estar disponível para ensinar e quanto quer cobrar por sessões de 15, 30 ou 60 minutos. Você tem habilidades, por que não compartilhá-las?
Não se esqueça…
Controlar as finanças é essencial para o sucesso de qualquer artista DIY. Aproveitar o crowdfunding, investidores, licenciamento, patrocínios e outras estratégias descritas aqui pode garantir os recursos necessários para sustentar sua carreira, mantendo o controle criativo e financeiro.