Ter um marketing efetivo é parte fundamental de ser artista. Sem isso, você não vai conseguir chegar a lugar nenhum tão cedo. Pra aparecer e ser reconhecido pelo mundo, você precisa de um marketing bem pensado, e um marketing bem pensado requer um orçamento bem pensado. Tentando determinar seu próximo orçamento de marketing? Esses são alguns pontos a serem considerados…
Como Fazer Seu Orçamento de Marketing Como Artista Independente
Pense a Longo Prazo
Quando se trata de marketing, o timing é tudo. É importante considerar quando será a hora certa de mexer certos pauzinhos. Por exemplo, “Eu deveria estar focado em desenvolver um público e seguidores organicamente no momento?” ou “Será hora de investir em divulgar meu trabalho pra outras audiências?” Você precisa considerar quais caminhos te darão mais sucesso ao longo do tempo, não apenas no momento.
O tempo que irá levar para tornar essas metas realidade afetará a quantidade de dinheiro que você precisará alocar para os meios necessários para cumpri-las. Lembre-se, cada meio pago deve produzir ação suficiente do seu público.
Você não quer que seus esforços sejam em vão. Faça-os valerem a pena.
Leve em Consideração Suas Metas
Primeiro, pense nas suas forças por uma perspectiva interna.
- O que parece estar funcionando para você?
- O que gera reconhecimento ou faturamento?
Segundo, considere suas fraquezas por uma perspectiva interna e externa.
- Outros artistas estão indo melhor?
- O que eles estão fazendo de diferente?
Finalmente, olhe para as suas forças e se pergunte se elas abrem espaço para oportunidades. Baseando-se nas suas fraquezas e nas oportunidades nas quais você pensou, você consegue decidir quais precisam ser suas metas para que você progrida.
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Apure suas habilidades…
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Defina Suas Prioridades
Uma vez que você descobriu quais áreas irão precisar de mais atenção, você pode distribuir sua verba adequadamente. Alguns dos serviços que você pode acabar considerando vão de serviços de copywriting e pacotes de lançamento a marketing de vídeo, análise de mídias sociais, relações públicas, posicionamento em playlists, campanhas de lançamento, e mais.
Estes serviços irão ter um custo dependente de quantos deles você precisa e de onde você os contrata. Cabe a você fazer suas pesquisas para encontrar o que funciona para você e as suas necessidades. Feito isso, você pode calcular tudo o que você precisa e aderir a um orçamento que você consiga cumprir.
Por enquanto, aqui está uma ficha básica de orçamento para te ajudar:
Faça Publicidade Relevante
Publicidade relevante é uma grande parte de qualquer plano de marketing bem sucedido. Quando se trata de gastar, sente-se e pergunte-se primeiro:
- Em quais plataformas quero que meus anúncios apareçam? (FB, IG, YouTube, etc.) // É melhor utilizar plataformas nas quais você é ativo.
- Qual meu orçamento total? // Isso pode limitar seus posicionamentos, dependendo dos mínimos da plataforma.
- Tenho mais de um lançamento na minha estratégia? // Se você possuir mais do que um, terá de distribuir sua verba em conformidade, com base em prioridade.
- Qual é o objetivo final? // Você quer mais streams, mais visualizações, mais fãs, etc. Se você possui um orçamento limitado, é melhor focar em um e seguir a partir daí.
“Eu normalmente sugiro começar com US$500-US$1,000 para lançamentos individuais, dependendo da quantidade de posicionamentos; se você quiser mais, você essencialmente precisa gastar mais.” diz nosso próprio Especialista em Publicidade Digital da Symphonic, Andrew Faraone. Se alguém sabe o que funciona, é o Andrew. Ele trabalha todo dia em campanhas de publicidade paga com artistas, aconselhando-os em questões como essa.
Concluindo…
Seu orçamento de marketing deve se basear em todos os serviços que você precisará para cumprir as metas que você se colocar como artista. Para tornar seu orçamento o mais conciso possível, você deve passar por cada item de ação e pensar no custo aproximado de cada um.
Todo mundo é diferente. Avalie o que você precisa ou não. Você não precisa falir para criar soluções de marketing úteis para si mesmo. Seja inteligente, pesquise, e não tenha medo de pedir por ajuda!
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