Não é segredo que o YouTube é uma plataforma enorme com grande potencial para artistas. Seja postando conteúdo dos bastidores ou exibindo seus videoclipes mais recentes, o conteúdo na plataforma pode atingir um grande público, ajudar a crescer fanbase, vender mais ingressos e muito mais. Procurando inspiração? Esses são algumas das melhores formas de sustentar sua carreira musical com o YouTube…
Como Sustentar Sua Carreira Musical Com o YouTube
1- Planeje e Divulgue Sua Próxima Turnê
O YouTube oferece análises detalhadas para te ajudar a decidir para onde sair em turnê, que músicas tocar, e como divulgá-las antes do(s) grande(s) dia(s). Por exemplo, a ferramenta de gráficos de música e informações te permite ver o que os fãs estão ouvindo, cidade por cidade. Dados como esses mostram onde sua música está sendo descoberta local e globalmente, assim você consegue tomar decisões conscientes sobre o conteúdo da sua turnê.
Antes disso, o YouTube é um ótimo lugar para promover sua turnê e vender mais ingressos. Existem várias maneiras de fazê-lo. Por exemplo, você pode (e deve):
- Atualizar o banner e a descrição do seu canal para deixar os fãs animados com o que você anda fazendo.
- Deixe seus fãs eufóricos dando a eles uma prévia do que está por vir.
- Use Cards (o recurso versátil do YouTube de tela pop-up) para vender ingressos, produtos, colocar links para músicas pré-lançamento e outros vídeos. – Você pode habilitar os cards para direcionarem à vendedores de ingressos autorizados, sites, e sites de produtos.
- Agende uma Estreia e incentive seus fãs a acompanharem.
- Envie art tracks e faça lyric vídeos.
2- Se Conecte Com Seus Fãs
Se você tem interesse em crescer a longo prazo (e deveria ter!), interagir com seus fãs e construir uma comunidade que ama e compartilha seu conteúdo deve ser uma prioridade. No YouTube, você pode criar vínculos mais profundos com os seus fãs dialogando com eles no seu canal e interagindo o máximo possível.
Você deveria estar tomando atitudes como fixar comentários que iniciem conversas relevantes no topo da seção de comentários, marcando “gostei” ou “não gostei” nos comentários, respondendo o máximo que puder, e compartilhando conteúdo enviado por fãs. Essas coisas podem parecer pequenas, mas elas mostram aos seus fãs que você se importa com o que eles têm a dizer e dedica tempo para expressa-lo.
- Voce sabia que com o Creator Academy do YouTube você pode fazer cursos sobre o assunto (e mais) para apurar suas habilidades? – Com eles, você aprende no seu ritmo e uma vez que passar com uma nota de no mínimo 75%, recebe uma carta de conclusão pelo seu esforço.
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3- Monetize Seu Canal do YouTube
O primeiro passo para monetizar seu canal é entrar no Programa de Parcerias do YouTube. Com isso, você pode ganhar dinheiro usando anúncios para gerar renda. Enquanto você se concentra em fazer música, o YouTube combina anúncios com seu canal e os fãs que assistem seus vídeos. Então, eles coletam o dinheiro de anunciantes e enviam pagamentos à sua conta AdSense.
Você também pode fazer isso através da Symphonic. Possuímos um time dedicado que irá analisar toda e cada música no seu catálogo para garantir que estamos monetizando ou derrubando vídeos enviados por terceiros. Com o sistema de Content ID do YouTube, iremos garantir que ninguém além de você use seu conteúdo, e ninguém receba dinheiro às custas do SEU trabalho duro.
- Escrevemos um artigo explicando isso para você para facilitar. // Veja, “Como Funciona A Monetização do YouTube?” para aprender tudo que você precisa saber para começar.
4 – Transforme seu canal em um Canal Oficial de Artista
Canais Oficiais dos Artistas são um layout de canal que te permite ter mais controle sobre o que seus fãs veem primeiro. Alguns grandes benefícios incluem:
- Toda a sua música pode ser encontrada em um só lugar.
- Você pode customizar a playlist do topo e o trailer.
- Playlists auto-geradas aparecem com suas ‘músicas oficiais’ e discografia completa.
- Os fãs terão um único lugar para se inscrever.
Inscritos de canais relacionados (canais Tópico, canais fornecidos por parceiros, etc.) irão automaticamente se juntar no seu Canal Oficial do Artista – fornecendo-lhe um espaço otimizado para interagir com eles, ao invés de gerir diversos canais e fluxos de comentários.
Atualmente, Canais Oficiais dos Artistas estão disponíveis para os canais que seguem os seguintes critérios:
- Canais pertencentes e administrados por Artistas, empresários, ou pelo seu selo. Um canal ‘pertencente e administrado’ é considerado um canal gerido por você ou seu próprio time.
- Você possui ao menos 3 vídeos de música oficiais no YouTube fornecido por um parceiro de distribuição de música.
5- Experimente Formatos Alternativos de Vídeo
Não precisa limitar seus uploads no YouTube a videoclipes oficiais de música. Considere outros tipos de conteúdo, como lyric videos, art tracks, teasers e backstage. Mesmo que seja apenas um teaser de 30 segundos, você pode criar aquele burburinho para o seu próximo lançamento e manter seus fãs engajados antes do grande dia.
Acha que não tem tempo? Não precisa se desdobrar para criar algo totalmente do zero, existem muitas formas de reutilizar e transformar conteúdo de vídeo preexistente em algo novo e emocionante.
- Para ajudar a sua criatividade, confira “8 Tipos de Conteúdo Reutilizado Que Você Pode Criar a Partir dos seus Vídeos de Música”.
Concluindo…
Melhore seu nível e aproveite mais sua presença no YouTube. Utilizar tudo o que a plataforma tem a oferecer pode te trazer um grande crescimento, seja com mais streams e vendas de ingressos ou alcançando mais fãs ao redor do mundo.
Não deixe passar o poder do YouTube! Se você está pronto para construir sua carreira e alcançar novos voos, o YouTube pode te levar até lá.
Boa sorte!