Não é nenhum segredo que o Spotify oferece ferramentas incríveis para artistas que desejam expandir sua base de fãs. Essas ferramentas ajudam a ver exatamente como seus fãs estão descobrindo e se envolvendo com sua música, com estatísticas detalhadas como Segmentos, Métricas de Conversão de Ouvintes e muito mais. Neste post, vamos explicar como essas ferramentas podem ajudar você não apenas a encontrar seu público-alvo, mas também a usar essas informações para crescer sua base de fãs de forma significativa. Aqui está o resumo…


Segmentos de Público

No Spotify For Artists, seus Segmentos de Público são compostos por três segmentos que formam seu público total:

  • Público Ativo: Ouvintes que transmitiram intencionalmente sua música nos últimos 28 dias a partir de fontes ativas, como seu perfil de artista, páginas de lançamento ou sua própria biblioteca e playlists.
  • Público Anteriormente Ativo: Ouvintes que costumavam fazer parte do seu público ativo, mas que não transmitiram intencionalmente sua música por pelo menos 28 dias.
  • Público Programado: Ouvintes que transmitiram sua música apenas de fontes programadas, como playlists editoriais, Discover Weekly, Rádio, Autoplay ou playlists de outros ouvintes, pelo menos uma vez nos últimos 2 anos.

Seu Público Ativo pode ser dividido em três seções também: Super Ouvintes, Ouvintes Moderados e Ouvintes Leves.

  • Super Ouvintes são seus ouvintes mais dedicados dos últimos 28 dias. Esses são seus maiores fãs, com quem você pode contar consistentemente para se envolver com sua música.
  • Ouvintes Moderados podem não estar tão envolvidos quanto seus Super Ouvintes, mas ainda assim transmitiram sua música várias vezes nos últimos 28 dias, tornando-os mais fáceis de convencer a se envolver ainda mais.
  • Ouvintes Leves podem não ter se envolvido tanto com sua música quanto os outros dois grupos, mas ainda há potencial para fazê-los se envolver mais com o tempo.

Entender como seu público está segmentado permite que você direcione certos grupos por meio de campanhas mais personalizadas, criadas especificamente para cada grupo. Por exemplo, o Spotify recomenda que os artistas “incentivem streams ativos criando uma campanha de Marquee ou Showcase, atualizando seu Artist Pick para atrair mais streams em seu perfil de artista, ou compartilhando um Promo Card nas suas redes sociais.”

Por outro lado, o Spotify também menciona que “ouvintes no seu público programado podem estar descobrindo sua música pela primeira vez por meio de canais como playlists editoriais ou rádio, então eles podem estar prontos para explorar mais seu catálogo no futuro e se juntar ao seu público ativo.”

Métricas de Conversão de Ouvintes

Quando alguém começa a ouvir sua música e entra em um desses segmentos, isso não significa que eles permanecerão lá. Suas Métricas de Conversão de Ouvintes ajudam a rastrear essas mudanças para que você possa ver se seus esforços estão funcionando ou se você pode precisar repensar sua estratégia.

  • Novos Ouvintes: À medida que você executa diferentes campanhas e se envolve com seu público ao longo do mês, você pode verificar seus Novos Ouvintes para ver quantos novos fãs você ganhou com seus esforços.
  • Novos Ouvintes Ativos: São aqueles fãs que já haviam transmitido sua música antes, mas agora foram reintroduzidos à sua música e começaram a transmitir novamente.
  • Ouvintes Reativados: Os fãs que não interagiram com sua música por mais de um mês podem retornar como Ouvintes Reativados, o que mostra que o que você tem feito para reconquistar esses ouvintes está funcionando.

À medida que você continua a divulgar sua música, esses dados podem ajudar a ver o que está funcionando e o que não está.

Participação de Streams

A ferramenta de Participação de Streams mostra exatamente quanto cada um desses segmentos contribuiu para seus streams nos últimos 28 dias. Esses dados ajudam a entender quais segmentos estão contribuindo mais para seus streams gerais, permitindo que você concentre seus esforços nos segmentos que precisam de mais atenção.

Fonte de Streams

O gráfico de Fonte de Streams mostra onde no Spotify seus ouvintes tocam sua música. Você pode ver isso nas abas:

  • “Audience Stats”
  • “Songs” quando você acessa qualquer música.
  • Audience Engagement, que inclui mais dados e mais fontes (somente na versão desktop).

Cada gráfico de fonte de streams mostra quantas reproduções são de:

  • Seu perfil de artista e catálogo
  • Playlists e biblioteca dos ouvintes
  • Playlists editoriais do Spotify
  • Playlists algorítmicas do Spotify

Com essas informações, você pode entender melhor onde seus fãs estão encontrando suas músicas e quais fontes estão se saindo melhor. E se você for destacado em uma playlist, saber qual ajuda a entender melhor o humor que sua música provoca nas pessoas, como ela ressoa com elas e pode dar uma ideia melhor de quais playlists você deve enviar sua música no futuro.

Se você é um cliente da Symphonic, também pode verificar a posição da sua faixa na playlist diretamente no SMS. Então, se você tem uma música que está indo muito bem, promova-a! Poste nas redes sociais e compartilhe com seu público.

Estudo de Fãs

O Estudo de Fãs oferece uma coleção detalhada de insights baseados em dados para ajudar a desenvolver sua base de fãs por meio de ações sugeridas, baseadas na própria pesquisa do Spotify sobre o comportamento dos fãs ao redor do mundo. Desde dados sobre playlists, Super Ouvintes, seu catálogo antigo, como melhorar seu engajamento e muito mais, o Estudo de Fãs oferece estatísticas valiosas para ajudá-lo a alcançar suas metas de streaming e se manter atualizado com as tendências globais. Confira esses insights aqui.

E Agora?

Com esses dados, é hora de colocar seus esforços de marketing em prática. Uma maneira de fazer isso é utilizando uma campanha de anúncios no Spotify. Ano após ano, o formato de anúncios do Spotify tem se mostrado mais envolvente e bem-sucedido do que os anúncios tradicionais. Com mais de 602 milhões de usuários ativos mensais globalmente, todos 100% logados o tempo todo, executar anúncios no Spotify pode melhorar significativamente seu alcance na plataforma. Em troca, você obterá mais engajamento e mais streams.

A base para construir sua campanha começa com o Spotify Ad Studio. Esta ferramenta é onde você criará e gerenciará suas campanhas de anúncios para seus lançamentos. A plataforma do Spotify facilita para qualquer pessoa criar e gerenciar anúncios de áudio. O Spotify Ad Studio permite:

  • Criar anúncios de áudio na plataforma
  • Alcançar usuários gratuitos do Spotify (aqueles que não assinaram o serviço mensalmente)
  • Direcionar usuários com base em dados demográficos, interesses, humor, preferência musical e tipo de plataforma
  • Direcionar fãs de artistas específicos (somente se você for um anunciante aprovado que esteja claramente promovendo o(s) artista(s) ou um evento em que eles estejam se apresentando no seu anúncio)
  • Prever estimativas de impressões
  • Redirecionar usuários que interagiram com seus anúncios anteriores
  • Criar mensagens sequenciais para contar uma história sobre sua marca
  • Acompanhar os resultados da campanha

Conclusão

Na era digital de hoje, plataformas de streaming como o Spotify são essenciais para músicos que buscam ganhar exposição e se conectar com seu público de maneira mais significativa. Agora, é crucial entender como interpretar o desempenho da sua música por meio de ferramentas como essas para tomar decisões mais informadas sobre sua estratégia de marketing musical. Quer isso envolva focar mais seus esforços em recursos do Spotify como Artist Pick, Canvas, ou Discovery Mode, reformular sua campanha de anúncios atual ou muitas outras ferramentas de marketing musical à sua disposição, entender como seus fãs estão se envolvendo com sua música pode ajudar a otimizar seus esforços.

Boa sorte!

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