O Spotify é uma ferramenta poderosa para qualquer artista que deseja alcançar um público maior. Uma das maneiras mais eficazes de utilizar a plataforma é criar um perfil personalizado no Spotify for Artists, que ajudará você a obter verificação, gerenciar seu perfil facilmente, conhecer melhor sua base de fãs e muito mais. Neste post, vamos compartilhar algumas dicas para garantir que seu perfil esteja otimizado e pronto para uso.
Como Otimizar seu Perfil no Spotify for Artists
Antes de Começarmos…
Para criar seu perfil no Spotify for Artists, acesse artists.spotify.com e reivindique seu perfil.
Após a aprovação do seu perfil, você receberá a verificação automática, aumentando sua visibilidade entre outros artistas e melhorando sua posição nos algoritmos do Spotify. Com isso feito, você poderá começar a utilizar todas as ferramentas que a plataforma oferece para ajudar você a alcançar o máximo de sucesso como artista.
Artist’s Pick
O Artist’s Pick é uma ferramenta valiosa que permite destacar músicas no topo do seu perfil. Você pode destacar uma faixa, um álbum, uma playlist ou até mesmo um evento por duas semanas, podendo atualizá-lo a qualquer momento. Isso permite direcionar os ouvintes para um lançamento específico e incluir uma mensagem curta também.
Marquee
Familiarizado com anúncios pop-up? — Este é um deles que você não vai odiar.
O Marquee é uma recomendação patrocinada em tela cheia do seu novo lançamento para ouvintes gratuitos e Premium do Spotify que demonstraram interesse na sua música e têm potencial para ouvir mais. Embora essa não seja uma ferramenta nova, muitos artistas não aproveitam essa ótima funcionalidade! Quando o Marquee aparece, os ouvintes são incentivados a conferir seu novo lançamento e explorar mais. Isso significa que você pode:
- Promover sua música em um ambiente puramente musical.
- Não desperdiçar orçamento publicitário em espaços congestionados.
- Rastrear exatamente como seus ouvintes interagem com o lançamento após verem o Marquee.
Discovery Mode
Com o Discovery Mode, artistas e gravadoras podem identificar músicas prioritárias, e o sistema do Spotify adicionará esse sinal aos algoritmos que determinam sessões de escuta personalizadas. Essencialmente, isso aumenta as chances dessas músicas serem recomendadas aos ouvintes. No entanto, isso não garante que sua música será promovida acima de outras; apenas considera se os ouvintes estão se envolvendo com suas músicas e como recomendar melhor material para eles no futuro.
Venda de Merchandising via Shopify
O Spotify e o Shopify se uniram para facilitar a venda de merchandising diretamente do seu perfil. Com essa integração, seus fãs podem navegar pelo seu merchandising, você pode fixar seus itens favoritos no topo da aba de merchandising e marcar itens específicos que combinam com certas músicas ou álbuns. Assim, enquanto seus fãs ouvem suas músicas, eles podem adquirir o merchandising relacionado a esses lançamentos. Para conectar sua loja Shopify ou saber mais sobre como funciona, clique aqui.
Feed de Eventos ao Vivo
O que antes era chamado de “Concert Hub” foi reformulado e agora é o Feed de Eventos ao Vivo. Se você tem shows marcados através de um dos parceiros de bilhetes do Spotify, como Ticketmaster, AXS, DICE, Eventbrite, See Tickets e outros, você pode exibir seus shows futuros diretamente no seu perfil. Isso facilita para seus fãs verem onde você estará se apresentando a seguir e é uma ótima maneira de promover a venda de ingressos através do seu perfil no Spotify para os ouvintes que mais apreciam sua música. Além disso, fãs que gostam de músicas semelhantes à sua também terão seus shows recomendados, expandindo sua música para ouvintes com gostos parecidos que talvez ainda não conheçam você. Para saber como vincular seus shows ao seu perfil no Spotify, confira aqui.
Utilize Presaves
Os presaves são semelhantes aos preorders. Um presave para uma campanha no Spotify permite que seus fãs conectem-se no Spotify e adicionem automaticamente um álbum ou single à sua biblioteca do Spotify quando for lançado. Além disso, os fãs podem seguir automaticamente o artista ou uma playlist e adicionar o álbum a uma playlist nova ou existente. Com esse recurso, você pode promover um lançamento futuro, dando aos seus fãs a oportunidade de salvá-lo antecipadamente antes da data de lançamento. Dessa forma, eles já terão a música salva e pronta para ouvir no momento em que for lançada.
Configurar presaves para suas músicas futuras oferece muitos benefícios. Desde o crescimento orgânico do seu público até o aumento do engajamento nos seus perfis, os presaves oferecem uma maneira adicional de promover sua música, que leva apenas alguns minutos para configurar no SMS. Para ajudar você, fizemos parceria com a Hypeditt e a Feature.fm para tornar isso mais fácil do que nunca para nossos clientes da Symphonic. Confira “Como Configurar Presaves Usando Symphonic” para aprender como funciona.
Spotify Clips
Todos nós vimos o sucesso do conteúdo em formato curto atualmente, e o Clips traz esse sucesso para o Spotify, permitindo que artistas como você aproveitem essa tendência. Os Clips são vídeos verticais curtos, com menos de 30 segundos, para ajudar você a focar na música e manter seu conteúdo todo em um só lugar no Spotify. Com eles, você pode criar expectativa para um lançamento futuro, promover um álbum ou single, compartilhar histórias sobre sua música e influenciar os fãs a se aprofundarem no que você tem a oferecer.
Os Clips são carregados diretamente através do Spotify for Artists e são anexados ao seu perfil de artista. Você pode até marcar Clips para sua nova faixa ou álbum para que os fãs possam conferir diretamente.
Mantenha seu Perfil Atualizado
Seu perfil no Spotify é o primeiro ponto de contato entre você e os ouvintes em potencial. Ele serve como a maneira mais importante de representar sua marca e sua música. Por isso, é absolutamente essencial otimizar seu perfil para mostrar o que você tem a oferecer da melhor maneira possível. Certifique-se de ter uma foto de perfil e uma imagem de capa de alta qualidade que representem sua marca. Escreva uma biografia atraente que conte sua história e inclua links para suas contas de redes sociais e site. É extremamente importante atualizar todos esses recursos consistentemente e destacar quaisquer realizações ou anúncios importantes à medida que surgirem.