Com mais de 125.000 faixas sendo enviadas para serviços de música a cada dia, a fraude de streaming em todas as suas formas tem se tornado um dos tópicos mais importantes da indústria musical moderna. Com a adoção generalizada do streaming de música, a proliferação de artistas DIY e a democratização da distribuição que permite que quase qualquer pessoa envie músicas para um DSP, vimos um aumento correspondente na fraude musical – chegando a 5-10% de todos os streams, de acordo com Beatdapp. Aqui está o que nós, como distribuidores, estamos fazendo a respeito.


Combate à Fraude de Streaming no Nível do Distribuidor

Vamos Falar Sobre Fraude…

Seja por meio de farms de streaming, hacking de contas e personificação, vazamentos de música, manipulação de faixas ou uma infinidade

Jorge Brea, CEO Symphonic Distribution

de outras técnicas, os fraudadores têm aproveitado distribuidores e DSPs para redirecionar royalties de detentores de direitos e artistas para seus próprios bolsos, somando milhões por ano. Este problema é extremamente complexo e requer um alto nível de nuance não só para detectar, mas também para resolver e prevenir. No entanto, não se trata apenas de um participante da indústria. Todos precisamos trabalhar juntos para resolver esse problema — gravadoras, editoras, DSPs e distribuidores. Como alguém apaixonado por essa questão, fui à minha equipe na Symphonic Distribution e aos meus colegas de outras empresas de distribuição para discutir como poderíamos combater isso da melhor maneira possível.

Conheça Seu Cliente

Na Symphonic, começamos focando nos esforços de KYC (Know Your Customer) quando notamos um aumento na fraude. Reforçamos muitos de nossos departamentos, incluindo jurídico e inteligência de dados, e estabelecemos novas regras com nossos provedores de pagamento. Mas nada se mostrou tão eficaz quanto a verificação de identidade. Tomamos uma decisão consciente na Symphonic – baseada em um modelo estabelecido pelo distribuidor de música Too Lost – para garantir que quem quer que esteja fazendo negócios conosco seja uma pessoa verificável. Fizemos parceria com a empresa de verificação de identidade IDenfy, que realiza uma varredura biométrica da carteira de motorista, passaporte ou outra forma de identificação com foto de um novo cliente em potencial, juntamente com uma selfie.

Nenhum desses dados pessoais vai para os sistemas da Symphonic – recebemos apenas os resultados da iDenfy. Se não estiverem de acordo, revisamos a conta e fornecemos tentativas adicionais de verificação. Se ainda não puderem ser verificados como uma pessoa, terminamos a conta (ou contas).

Desde a implementação desse processo, a fraude de streaming na Symphonic diminuiu em mais de 50% (por inscrições mensais), com passos adicionais sendo tomados para melhorar ainda mais.

Compararmos este sistema de verificação de identidade com o segurança em um clube.

Eles verificam o ID, comparam a foto, garantem que não haja problemas, talvez façam algumas perguntas e, se houver algum sinal de alerta, pedimos métodos alternativos antes de afastar alguém. Isso faz duas coisas por nós:

  • Mantém nossos usuários e seus direitos autorais seguros.
  • Permite-nos identificar fraudadores no nível básico e marcá-los para que não possam usar nossa plataforma novamente.

Este tipo de verificação é um divisor de águas para todos os distribuidores porque sabemos que a maioria das contas fraudulentas vem das mesmas entidades e em muitos dos mesmos locais. Com esses passos, podemos identificar várias contas que estão ligadas às mesmas informações de verificação, permitindo-nos banir todas de uma vez e impedir que atores mal-intencionados sejam verificados novamente no futuro.

A Symphonic é comprometida com nossos clientes, comprometida com dados limpos e comprometida com uma indústria musical melhor, e o melhor de tudo isso não muda nossa missão. Qualquer pessoa “real” ainda pode enviar sua música e alcançar o mundo com sua mensagem. Leva alguns passos, mas garante que suas músicas não fiquem competindo com falsificações e fraudes.

“Causar fricção para usuários atuais ou potenciais é desaprovado…”

Para muitos outros distribuidores e outros no espaço DIY/indie, causar fricção para usuários atuais ou potenciais é desaprovado – eles acham que isso assustará os negócios e reduzirá sua receita. Mas enquanto os pontos de entrada para serviços de streaming puderem ser facilmente contornados, a fraude continuará e não será mais fácil de lidar. É mais caro limpar depois dos atores mal-intencionados do que manter o palco limpo desde o início. Na verdade, descobrimos que essa abordagem foi quase universalmente aceita pelos usuários da Symphonic porque os faz sentir mais seguros conosco. Precisamos estabelecer esses tipos de limites de identificação para fomentar uma indústria melhor.

Além da verificação de identidade, há muitas outras maneiras e lugares para os distribuidores encontrarem fraudes e preveni-las, incluindo o uso de dados para identificar padrões suspeitos, ser proativo na manutenção da qualidade dos dados, trabalhar com DSPs para coletar todas as informações necessárias para identificar fraudes em seu lado, comunicar e educar os artistas, e mais. Detectar e dissuadir fraudes está sempre evoluindo – infelizmente, enquanto houver uma maneira de ganhar dinheiro, alguém tentará encontrar novas maneiras de roubá-lo. No entanto, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é usar novos negócios para revisar e informar sobre seus negócios existentes. Não há lugar melhor para aprender do que com seus próprios clientes.

No fim do dia…

Uma pessoa ou empresa não resolverá este problema. Todos precisamos trabalhar juntos, e tudo começa com conhecer seu negócio, conhecer seus clientes, ser proativo e solicitar as informações necessárias para que isso aconteça. Não há uma solução mágica, mas podemos fazer todos os esforços para tornar o mais difícil possível a existência de fraudes.