Entender os insights do Spotify é essencial para tomar decisões informadas sobre como promover sua música. Saber quem são seus fãs, onde estão localizados e o que mais gostam permite otimizar seus esforços de marketing, publicidade, turnês e muito mais. A seguir, explicamos como interpretar esses dados e usá-los ao seu favor.


Antes de começar…

Para acessar suas análises do Spotify, você precisa ser um artista verificado na plataforma. Assim que estiver verificado, acesse o Spotify for Artists, seja pelo site ou pelo app, para visualizar suas métricas. Esse painel fornece uma variedade de informações sobre o desempenho de suas músicas, incluindo o número de streams, ouvintes, colocações em playlists e muito mais.

Quem, Onde, O Quê

Com o Spotify for Artists, você pode descobrir quem é seu público, onde ele está e quais músicas estão sendo mais ouvidas. Por exemplo, sabendo onde estão seus maiores fãs, você pode planejar turnês em regiões específicas. Além disso, conhecer quem é seu público e quais músicas estão se saindo melhor ajuda a colaborar com artistas que têm um público semelhante, a se engajar melhor com seus fãs online e a promover faixas que precisam de mais atenção.

A função “Listeners Also Like” (Ouvintes Também Gostam) permite ver artistas semelhantes com base em tendências e discussões que o Spotify encontra online, facilitando ainda mais a busca por colaborações ideais.

Fonte de Streams

O gráfico “Source of Streams” mostra de onde no Spotify os ouvintes estão tocando sua música. É possível visualizar esses dados em:

  • A aba Audience Stats
  • A aba Songs, ao clicar em uma música específica
  • A aba Audience Engagement, onde inclui mais dados e fontes (apenas no desktop)

Cada gráfico de fontes de streams exibe quantas audições vêm de:

  • Seu perfil de artista e catálogo
  • Playlists e biblioteca dos ouvintes
  • Playlists editoriais do Spotify
  • Playlists algorítmicas do Spotify

Com essas informações, você entende melhor de onde seus fãs estão descobrindo suas músicas e quais fontes estão funcionando melhor. Se você for adicionado a uma playlist, saber qual playlist ajuda a entender o humor que sua música provoca nas pessoas e como ela ressoa com elas. Isso também dá uma ideia de quais playlists você deve apresentar suas músicas no futuro.

Se você é cliente da Symphonic, também pode verificar a posição de sua faixa na playlist diretamente no SMS. Então, se uma música está indo bem, promova! Compartilhe nas redes sociais e engaje seu público.

Tela inicial

“Quando você lança uma nova música, pode acompanhar como ela está se saindo em tempo real. Você pode rastrear os streams nos primeiros sete dias, com contagem atualizada a cada dois segundos. A tela inicial mostra o número de pessoas que estão ouvindo sua música naquele momento, um resumo das principais estatísticas da semana anterior, suas principais músicas e playlists, além de cartões que destacam marcos importantes e recursos educacionais”, explica Emily White, gerente de produto do Spotify for Artists.

Desempenho ao longo do tempo

Em nosso SMS, você pode ver como seus streams do Spotify se comparam aos de outras plataformas de streaming ao longo do tempo, como Apple Music, YouTube e Deezer, tudo em um único lugar. Assim, você sabe quais plataformas precisam de mais atenção.

Além disso, a seção de Músicas da sua página no Spotify for Artists mostra uma linha do tempo dos streams totais, ajudando você a monitorar como seu último single está performando e a comparar o desempenho de suas faixas.

Monitorando engajamento

As análises do Spotify oferecem dados sobre o engajamento dos ouvintes, como quantas vezes suas músicas foram salvas, compartilhadas ou se você ganhou novos seguidores. Esses indicadores mostram o quão bem suas músicas estão ressoando com o público. Um número maior de “saves” e “follows” indica que suas faixas estão tendo um impacto, enquanto o número de compartilhamentos mostra que sua música está se espalhando para novas redes de ouvintes. Analisar essas métricas pode ajudar a ajustar sua estratégia de engajamento.

Reflita…

No cenário atual, plataformas de streaming como o Spotify são cruciais para que os músicos ganhem visibilidade e se conectem com seu público. Portanto, é fundamental entender como interpretar suas análises no Spotify para tomar decisões estratégicas sobre sua carreira musical. Essas métricas estão disponíveis por uma razão! Elas permitem ver os resultados em tempo real e ajustar sua estratégia conforme necessário. Seja para focar mais em uma música ou expandir sua turnê, entender essas análises ajudará a otimizar seus esforços com precisão.