Assim como você precisa de um currículo para qualquer outra profissão, um press kit funciona como um currículo para músicos na indústria da música. Essa é uma ferramenta essencial para quem quer não só conseguir shows, mas também ser levado a sério como artista. Se você ainda não tem um, o que está esperando? Aqui está tudo que precisa ter no seu press kit!
1. Uma Bio Incrível
A sua biografia é uma poderosa ferramenta para engajar o público. Ela permite que você compartilhe sua história, expresse sua voz única e crie uma conexão emocional. Uma bio bem feita também destaca seu profissionalismo para pessoas-chave da indústria, como produtores, jornalistas, imprensa e organizadores de eventos. Isso ajuda esses profissionais a entenderem seu nível de experiência, conquistas e estilo musical, sendo um fator decisivo para oportunidades importantes na sua carreira.
2. Fotos de Qualidade Profissional
Como se diz, a primeira impressão é a que fica. Fotos de qualidade, sejam retratos ou fotos em ação, podem ser o que vai fazer a diferença para conseguir aquele show ou assinar com uma gravadora.
3. Sua Música
Certifique-se de incluir suas melhores faixas ou singles, tanto para streaming quanto para download. Inclua links para plataformas como Spotify, SoundCloud ou Bandcamp e ofereça downloads de alta qualidade em MP3 ou WAV para profissionais que possam querer ouvir offline. Escolha faixas que representem seu estilo e versatilidade, incluindo tanto singles lançados quanto, talvez, algumas faixas inéditas para criar expectativa.
4. Vídeos
Além de clipes, inclua performances ao vivo ou outros conteúdos visuais que representem bem sua arte. Você pode incorporar vídeos do YouTube ou Vimeo.
5. Matérias e Releases
Adicione críticas positivas, depoimentos ou citações de fontes confiáveis ou blogueiros elogiando sua música ou performances. Mesmo que ainda não tenha nenhum, você pode incluir à medida que surgirem.
6. Histórico de Shows e Performances
Liste datas de turnês passadas e futuras, aparições em festivais ou apresentações notáveis. Incluir shows programados é uma boa forma de mostrar que você está ativo.
7. Links de Redes Sociais
Inclua apenas redes onde você é ativo. Hoje em dia, é importante ter presença no mínimo no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e SoundCloud – e, se possível, no TikTok.
8. Conquistas Notáveis
Destaque qualquer sucesso que o orgulhe para mostrar seu trabalho e reconhecimento, como:
- Sucesso em paradas ou marcos de streaming
- Prêmios da indústria ou competições de composição
- Avaliações positivas ou recursos em publicações de música
- Execuções em rádio, colaborações, sincronizações de licença, e muito mais.
9. Rider Técnico
Se você faz muitos shows ao vivo, inclua um rider técnico com requisitos de montagem, preferências de som e outros detalhes para garantir que seu show seja bem-sucedido.
10. Dica Extra
Salve seu press kit em PDF, facilitando o acesso offline. E mantenha-o atualizado à medida que ganha novas conquistas, músicas e press releases.Ter um press kit mostra que você é um profissional comprometido e pode abrir portas em toda a indústria, sendo facilmente compartilhável e acessível de qualquer lugar.