Não foi fácil e nunca será.
Agora que somos uma empresa estabelecida no setor, admito que criar a Symphonic do zero foi difícil pra caramba. Veja bem, nós somos artistas e gravadoras como você. Sabemos o quanto é difícil tirar um negócio e uma marca do chão e nós fizemos muitas coisas excelentes – mas, como empresa, também cometemos erros. Quando você está indo com tudo, às vezes você tenta ou testa coisas que não dão certo. Eu sei que todo músico, gravadora e artista pode se identificar com isso. Realmente: leva tempo, trabalho duro, sangue, suor, lágrimas… você escolhe! Tudo isso para construir algo e causar impacto.
A música continua evoluindo.
Nós vimos o setor passar do físico para os downloads e, agora, dos downloads para o streaming. Foi uma experiência verdadeiramente notável ter visto isso e atender muitos clientes que estão conosco desde o primeiro dia e que continuam conosco até hoje.
Com a evolução da nossa indústria nos últimos 15 anos, é incrível ver que a indústria da música hoje está realmente crescendo pela primeira vez em muitos anos. Todo esse crescimento deveria ser atribuído aos artistas e, ao meu ver, artistas independentes por ajudarem a democratizar e criar uma nova indústria.
A distribuição é fácil, mas é apenas o primeiro passo
Conforme a indústria crescia, atraia mais distribuidores, dadas as barreiras relativamente baixas à entrada na criação de uma plataforma básica de distribuição. Muitas dessas novas empresas adotaram a abordagem de “desconto por volume”, oferecendo distribuição (mas não muito mais do que isso) por um preço ridiculamente baixo. Essa é uma boa maneira de atrair dezenas de milhares de usuários para o seu site, mas fico imaginando como uma empresa pequena pode fornecer um alto nível de serviço a tantos “clientes”.
Na verdade, achamos que a distribuição barata é super cara. Pergunte a si mesmo: qual é o verdadeiro custo de não ter uma equipe confiável e altamente competente apresentando sua música para os curadores de listas de reprodução do Spotify, Apple Music, Pandora, TIDAL, Beatport e outros? Qual é o verdadeiro custo de não conseguir contratar um consultor de confiança para sua carreira quando você precisa de respostas a uma pergunta importante?